sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Resenha crítica reflexiva do capítulo 3:
O Homem: Trabalho e Participação no Quadro Geral do Desenvolvimento Organizacional

Escrito pelo autor Roberto Kanaane psicólogo pedagogo, mestre e doutor em Ciências o Livro Comportamento Humano nas Organizações O Homem Rumo ao Século XXI em sua 2ª Edição da EDITORA ATLAS do ano de 1999, analisa o comportamento humano focalizando os papéis profissionais no qual acentua a interdependência entre a conduta indivíduo/grupo e o ambiente organizacional mais amplo e o seu processo de desenvolvimento. Em especial faremos uma análise critica e reflexiva sobre o Capítulo 3 no qual foca o homem no trabalho e no quadro geral do desenvolvimento organizacional.

Ao analisarmos o indivíduo na organização deveremos considerar alguns aspectos como: o indivíduo- grupo, indivíduo- organização, grupo-grupo, etc. Ao considerarmos o homem como um ser social, concluiremos que as suas experiências sociais e profissionais determinam o seu comportamento assumido na organização. Essa é a real importância motivação no trabalho, no qual o indivíduo cria uma qualidade de vida, em que ele busca uma satisfação pessoal e altera o seu comportamento tendo capacidade de inovar no seu ambiente de trabalho e aumentando assim sua motivação interna.

Sendo assim o indivíduo passa a se perceber como um ser importante na organização podendo influenciar e ser influenciado resgatando sua autoestima, dessa forma, tanto as contribuições financeiras e sociais devem ser aperfeiçoadas por gestores e colaboradores, e passando a considerar que os conflitos nas organizações tornam-se inevitáveis pois é de suma importância que isso aconteça pois, é com os conflitos que se descobre onde está as insatisfações dos indivíduos podendo assim, ter uma melhoria no quadro geral da organização, é assim que o endormaketing tem sua importância na qual muitas empresas dar oportunidade de comunicação entre os indivíduos/gestores estabelecendo um clima de parceria e comprometimento.
Podemos assim concluir que o desenvolvimento organizacional é um processo que envolve várias etapas, com finalidade de ocorrer dinamismo e satisfação entre as partes envolvidas, e também é a maneira de poder convivermos com perfis bem distintos do nosso, sendo assim podemos, assimilar níveis diferentes de organizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário