segunda-feira, 15 de novembro de 2010


Resenha critica do filme Amor sem Escalas, (Up in the air 2009).



O Filme “Amor Sem Escalas” Dirigido Por Jason Reitman, Estrelado Por George Clooney, Vera Farmiga, E Anna Kendrick, Conta A Historia de Ryan Bingham um consultor que tem a tarefa de demitir funcionários para cortar os gastos das empresas. Quando se vê ameaçado pela nova proposta de vídeo conferencia, tornando se uma pessoa mais humana através de uma webcam, que cortara os gastos de viagens e hospedagem.

Os grupos sociais assumem perfis compatíveis com seus cargos e com suas empresas oferecendo o melhor de si, visto isso acabam se decepcionando quando são demitidos, apenas por não estarem agradando em algum aspecto ou por corte de funcionários. A pessoa ao receber a noticia acaba tendo uma reação de desestimulo a maior preocupação do individuo é com o que será de suas vidas a partir do momento em que perde o emprego. O método de demitir os funcionários via Internet e um método mais frio e direto porem é interpretado por Ryan como uma forma sedentária e sem propósitos na qual ele tenta convencer a sua nova ajudante de que é preciso estar presente ao dispensar um funcionário e dar as informações necessárias.

Esse tipo de desapego é saudável e no decorrer do filme você percebe que o real trabalho de Bingham é mostrar às pessoas que deixar a empresa depois de 15 anos é uma oportunidade de retomar projetos, experimentar coisas novas e ir atrás de sonhos deixados para trás. 

O filme trata as emoções preocupadas pela perda de algo que exerce grandes significados na vida das pessoas, mostrando que há mudanças de comportamento psicológico e pessoal no convívio com outros grupos sociais.
O momento da comunicação deve ser claro, sobretudo considerando a historia de vida de cada um dos funcionários demitidos tendo que ter postura distinta adequada.

Em suas viagens ele conhece várias pessoas e se aproxima de Alex uma mulher que trabalha viajando. Juntos vivem uma aventura em suas poucas horas, porém no final de tudo não passou de um simples affair entre duas pessoas que precisavam de uma fuga de suas vidas agitadas.

Amor Sem Escalas é um filme sobre recomeço, sobre encontrar motivação para continuar a vida mesmo quando o maior de todos os medos vira realidade: o desemprego.
Para terminar, quero transcrever os minutos finais do filme com depoimentos de algumas pessoas reais:

“Quando acordei, olhei pro lado e vi minha esposa, isso me deu motivação (…)  Não é sobre dinheiro. O dinheiro te mantém aquecido. Pagar suas contas de luz. Poder comprar um cobertor. Mas nada me mantém mais aquecida do que quando meu marido me abraça. Fazem com que eu me levante, que saia, que procure alguma coisa. Pois meus filhos são a minha motivação. Minha família (…) Esta noite, a maioria das pessoas chegará em casa com cães pulando e crianças gritando. As esposas perguntarão como foi o dia e à noite todos adormecerão. As estrelas sairão de seus esconderijos diurnos. E uma delas, a mais brilhante de todas, será a ponta da minha asa passando por cima.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário